News / ArtRio chega à quinta edição e reforça a importância do Brasil no mercado de arte mundial.

ArtRio chega à quinta edição e reforça a importância do Brasil no mercado de arte mundial.

Reconhecida como um dos principais eventos de arte no cenário internacional, pelo quinto ano a ArtRio vai reunir, entre os dias 10 e 13 de setembro, no Píer Mauá, as mais importantes galerias do país e do mundo, além de trazer para a cidade colecionadores, curadores, críticos e artistas. Nesta edição, além de galerias brasileiras, estarão representantes de 11 países – Argentina, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Luxemburgo, Portugal, Reino Unido, Suíça e Uruguai.

A feira está dividida em três programas: PANORAMA (Galerias nacionais e estrangeiras com atuação estabelecida no mercado de arte moderna e contemporânea), VISTA (programa dedicado às galerias jovens, com projeto de curadoria experimental desenvolvido especialmente para e evento), e o PRISMA (programa curatorial inédito, assinado por Carolyn H. Drake e Bernardo José de Souza, com obras de artistas brasileiros e estrangeiros).

A ArtRio faz parte do calendário oficial de eventos da cidade do Rio de Janeiro. Realizada pelos sócios Brenda Valansi, Elisangela Valadares, Luiz Calainho e Alexandre Accioly, a ArtRio pode ser considerada uma grande plataforma de arte contemplando, além da feira internacional, ações diferenciadas e diversificadas com foco em difundir o conceito de arte no país, solidificar o mercado, estimular e possibilitar o crescimento de um novo público oferecendo acesso à cultura.

“Entre nossos objetivos para este ano está ser a melhor feira para a realização de negócios, unindo no mesmo ambiente os mais relevantes players do mercado – galeristas, colecionadores e curadores, e artistas. Nosso foco está em fomentar o mercado, dando grande visibilidade para a arte brasileira e também trazendo para o país os grandes destaques do cenário mundial.”, conta Brenda Valansi.

Pelo quarto ano consecutivo, o Bradesco é o patrocinador máster da ArtRio, através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. A feira de arte tem também patrocínio da Secretaria de Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura da Cidade do Rio de Janeiro, e do Rock in Rio, apoio da Heineken, Sky, Minalba, Nescafé Dolce Gusto e Pirelli, apoio institucional da Klabin, Body Tech e Estácio e apoio cultural da H. Stern.