Artistas / JEFFERSON LOURENÇO

JEFFERSON LOURENÇO

REGISTRAR INTERESSE

Jefferson Lourenço

 

Jefferson Lourenço tem 30 anos, é autodidata, trabalha e vive em Conselheiro Lafaiete, interior de Minas Gerais, e começou sua produção artística ao 9 anos de idade fabricando seus próprios brinquedos.

Seu primeiro projeto como artista aconteceu em sua adolescência. Sempre interessado por suas raízes e pela cultura ao seu entorno, resolveu fazer réplicas de oratórios do período do Brasil-Colônia depois de uma visita que ele fez ao Museu do Oratório de Ouro Preto.

O artista reverencia e se alimenta nas festas populares e no folclore brasileiro para compor seu repertório de produção artística.

Em série do seu trabalho intitulado “Pouso”, Jefferson usa a tradição da Festa do Divino, muito presente em Minas Gerais, e em interpretação poética, o artista metaforicamente fala sobre os nossos momentos de “Pouso” fazendo analogias com os pousos esculpidos por ele destes pássaros.

Conforme o trabalho foi avançando, estes pássaros ganharam asas e estas asas formas de corações.  A partir daí o artista iniciou nova fase de “divinos’ e a intitulou: “Mensageiros “.

Importante ressaltar que Jefferson se apropria intencionalmente das bases que sustentam estes pássaros de maneira a nos remeter à arquitetura e ao nosso autêntico mobiliário do período colonial brasileiro. Estes fragmentos de móveis que compõem suas esculturas são garimpados em brechós, em fazendas antigas e que na maioria das vezes são doados a ele.

Cada trabalho é único e executado por ele mesmo, o conjunto da obra propõe uma bela narrativa.

Por fim, impressiona o virtuosismo do artista na execução dos objetos e esculturas.